terça-feira, 27 de julho de 2010

Fast Food Saudável?

O fast food continua conquistando paladares e ganhando espaço nas mesas de casas, bares e restaurantes, dada a sua comodidade e a falta de tempo que impera nas grandes cidades. E não é só a quantidade de pessoas que consome esse tipo de alimento que cresce, a oferta deles também.


A rapidez do serviço, os horários de funcionamento e os preços econômicos, assim como a variedade de pratos e a ampla rede de estabelecimentos, são algumas das vantagens que levam cada vez mais pessoas a optar diariamente ou freqüentemente por esse tipo de alimentação.

Mas aquela que alguns chamam ironicamente de "fat-food" devido ao seu valor calórico é saudável? Ou sua má reputação tem base real? Para alguns especialistas, essa alimentação não é tão ruim, desde que em quantidade e freqüência moderadas, não se torne um hábito, não substitua alimentos básicos e não vire o principal componente da dieta.

Para ser incluída na alimentação, a comida de restaurantes fast food deve ser consumida preferencialmente no almoço. Já seu alto valor calórico deve ser compensado ao longo do dia com outros menos energéticos e com nutrientes complementares. Os nutricionistas espanhóis Luz García, Gregorio Mariscal Bueno e Esther de la Paz fazem alguns esclarecimentos sobre as refeições rápidas.

Esclarecimentos


Segundo esses nutricionistas, o consumo excessivo de fast food é desaconselhável por causa do seu alto percentual de carboidratos e gordura e da pouca quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, as gorduras saturadas e o colesterol, nocivos para as artérias e o coração, são abundantes nesses produtos, os quais são de difícil digestão por causa de sua elaboração e dos molhos e condimentos.

Não é só isso: as refeições rápidas costumam ter um alto teor de sódio, o que prejudica aqueles que retêm líquidos ou têm a pressão alta. Também contêm conservantes, corantes, estabilizantes e outros aditivos, que melhoram o aspecto da comida, mas podem ser fazer mal à saúde.

De todos modos, esse tipo de alimento pode ser incluído com moderação na dieta semanal, conferindo-lhe variedade - se tanto os pratos como os ingredientes forem diversificados - e fomentando o bem-estar e o equilíbrio psicológico do indivíduo, que comerá ao comer com moderação e por prazer aquilo que agrada ao paladar.

Essa alimentação pode fazer parte de uma dieta equilibrada, como uma comida a mais que fornece os nutrientes dos grupos alimentares fundamentais (carboidratos, proteínas e lipídeos). Além disso, pode trazer energia em momentos pontuais, como no meio do dia, para repor as calorias gastas de manhã ou garantir a que faltará à tarde.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: