segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Especial: Moda Lolita

O que é?

Lolita, ou Loli, é uma moda de rua japonesa inspirada inicialmente em roupas e acessórios gerais Rococo e do período Vitoriano.


O movimento fashion começou no Japão em 1980 e ficou muito famoso desde então. Hoje em dia, a sua fama cresceu pelo mundo.
Enquanto várias modas são interpretadas de várias formas, o termo Lolita é usado para identificar um look específico, com várias regras próprias.

A anatomia de uma Lolita:


Acessório:

Uma Lolita sempre decora os cabelos. O acessório tradicional é chamado headdress, e pode ser de várias formas e tamanhos. O arco Alice é bastante popular. Presilhas, elásticos e laços podem ser usados para um look mais discreto. Além disso, existem os famosos "corsages" que são chapéus com estilo vintage.

Blusa:

De modo geral, as Lolitas tentam minimizar a mostra de pele, para isso usam roupas cobertas. Por isso, as saias são feitas para serem usadas com blusas, conhecidas por ter um estilo "Peter Pan".

Saia:

Para uma silhueta ideal, a forma da saia deve ser de sino, que não pode ser mais curta do que dois dedos acima do joelho.

Bloomers:

São peças vitais, que as vezes são ignoradas. É usado para ajudar na forma da silhueta, para que a saia fique mais rodada.

Meias:

Para que não mostre as pernas, as meias sempre são usadas. Em geral, cobrem os joelhos e podem possuir rendas.

Sapatos:

O calçado tradicional Lolita é chamado Mary Jane, mas opções similares estão disponiveis no mercado.


Subcategorias:


Sweet Lolita: Sweet: do inglês "doce", é o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, tons pastéis e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.


Classical Lolita: o estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos. O marrom e rosa-velho são comuns, e os motivos mais populares são as estampas florais.

Gothic Lolita: a mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar contrastadas com preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração da moda Gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.



Country Lolita: É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.

Casual Lolita: Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.

Hime Lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

Shiro Lolita: considerada por alguns subdivisão do sweet lolita, uma roupa shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro, do japonês significa branco.


 Kuro Lolita: também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, é o oposto de um outfit Shiro Lolita, simplesmente uma lolita vestida somente de preto.

Punk Lolita: a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.

Guro Lolita: as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

Ero Lolita: Ero é a abreviação de erótico, um termo muito controverso na moda Lolita. Apesar do nome, um outfit Ero Lolita não é composto apenas de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Corsets podem ser usados, mas sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegando na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.

 Wa Lolita e Qi Lolita: O primeiro sub-estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.

  
Deco Lolita: Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

No mundo bonequeiro:

Quem gosta e coleciona Pullip com certeza já ouviu falar nessa moda. As lojas mais famosas do mundo Lolita, vivem fazendo parceria com a Groove, empresa que criou as dolls.


E tem para todos os gostos, afinal, foram lançadas desde dolls sweeties à Gothics, como a Yuki-Chan, apresentada aqui no blog. Além disso, até um grupo foi lançado para elas no Flickr, o Pullip Lolitas, que reune fotos de fãs da moda japonesa, que compram roupinhas para suas meninas e até mesmo costuram suas próprias roupas.


Post especial, dedicado à Carol Bozzo!

Onde Comprar:

Angelic Pretty | Qutieland | KERA | Celga | Cosmates | Crescent Shop | Baby SSB

Fontes: Lolita Fashion | Wikipedia

4 comentários:

Carol Bozzo disse...

lindo perfeito maravilhoso! muito obrigada jesssssssssssss

*O*

disse...

oi, vim dar uma sugestão de jogo! :3 chama-se Poupée Girl e é sobre criar sua boneca e postar fotos das suas roupas pra ganhar dinheirinhos pra comprar roupas pra boneca! (: é bem divertido!
se você quiser eu posso te mandar um convite, daí você começa o joguinho com uma camiseta e uns dinheirinhos a mais! ♥ beijos, adoro o blog!

Jess Vieira disse...

Carol: Imagina meu anjo! *-*
Você quem vive conversando comigo sobre isso né? Me deu inspiração...
Faz tempo que queria fazer esse post!
Fico feliz que tenha gostado! <3

♡: Oiee!
Eu conheço o Poupée Girl, e posso falar? Sou péssima KKKKKKKK
Não sei se é bem possivel ser ruim nesse jogo, mas eu não mudo muito de nível...
http://pupe.ameba.jp/closet/y9ZJs4epzkIs/
Vou ver se aprendo a jogar direitinho pra gente jogar juntas, tá bom? Beeeijo! ;*
Fico muito feliz de saber que gosta do blog! <3

Patricia disse...

Nossa Jess eu pensava q só existia Sweet Lolita e Gothic Lolita, mas existe tantos tipos.
Paty_CFreitas