quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BJD - Ball Jointed Dolls

ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. Seus olhos podem ser de vidro, acrílico ou silicone e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro (os mais usados são de 14 mm a 18 mm). Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber) ou de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). Pelo fato de haver dolls de sexos masculino e feminino, é mais correto se dizer “os dolls” ou “os BJDs”, exceto se estiver se referindo a uma doll feminina. Os dolls podem ter diferentes tons de pele, podendo ser desde normais (normal), brancos (white) ou morenos (tanned) até cores como roxo, azul, verde ou cinza, em edições especiais de certas lojas.


Para se comprar um doll, é importantíssimo ter alguma noção de inglês, pois as lojas são internacionais (normalmente da Coréia do Sul, China e Japão). Leia atentamente o está escrito no site para saber o que vem com o doll. Normalmente eles vem nus, sem peruca (cabelo) e sem maquiagem (pintura no rosto, corpo e cílios, que são colados como cílios postiços e podem ser retirados depois). Você pode optar por roupas, perucas e se virá, ou não, com maquiagem. Também você pode optar por fazê-los, usando materiais que os sites dispobinibilizam para customização.


Um BJD não é um brinquedo de criança. Algumas lojas até os recomendam para maiores de 16 anos. Há pessoas que os compram para colecioná-los, deixando-os em prateleiras ou armários e mudando os acessórios (roupas, sapatos, maquiagens, etc.) ocasionalmente. No entanto, é muito comum os donos de dolls darem personalidades próprias para seus dolls, tornando-os únicos, por mais que existam outros do mesmo modelo. Alguns criam histórias, passados e personalidades baseados no modelo do doll. Outros criam personagens e procuram um modelo de doll que se encaixe no personagem, fazendo até algumas modificações para que se adapte melhor. Vale lembrar que modificações nem sempre são feitas por esse motivo. Às vezes as pessoas modificam o doll simplesmente pra que fique mais a seu gosto. No Flickr eles são um sucesso!

BJD, por Yulchek.

Onde Comprar?


Nenhum comentário: